quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tutorial: como emular Nintendo DS no NO$GBA.

OBS.: Esse tutorial foi feito por mim, Erina (Snow) e disponibilizado em meu antigo blog, Emulavida , o qual acabou ficando desatualizado por conta de meus problemas pessoais e ao qual pretendo substituir com esse novo espaço, que além de falar de emuladores, abrangerá outros assuntos relacionados a games.

Requisitos:

1)Baixe o emulador.

2)Extraia o conteúdo.

3)Abra o emulador (NO$GBA.exe).

4)Selecione a ROM que deseja emular.

5)Agora, vá em Options --> Emulation Setup;
Segue a figura:


6)Agora a configuração vai depender do desempenho do seu PC. Se estiver precisando de velocidade, escolha as opções envolvidas em verde. Mas, se você possui um PC com boa capacidade (se não tiver certeza, você pode tentar jogar alguns jogos nele na configuração em vermelho nas figuras, para ver se é possível).
Se seu PC tem um bom desempenho, as opções em vermelho geralmente serão as mais indicadas, caso contrário, alguns jogos podem ficar até rápidos demais.
Veja as figuras:






7)Agora vá em Options --> Controls Setup

8)Configure as teclas da maneira que achar conveniente.


9)Jogue! =)

OBS.: A questão do Backup Media é um tanto chata, porque alguns jogos funcionam com uma configuração, outros com outra... O importante nesse caso é tentar mesmo. xDDDD Se o jogo não roda usando uma, tente outra. =]

OBS(2).: Lembre-se de que você provavelmente encontrará diversos jogos que não funcionam nesse emulador, pois ele ainda tem muitos problemas. =/ Mas eu posso lhe garantir que ele é muito bom, pelo menos considerando a qualidade dos emuladores de DS que temos hoje.

OBS(3): Outra questão complicada é a da imagem na tela, pois o emulador ainda não traz consigo a opção de ficar em FullScreen. xDDD Então, aí vai uma dica para você não ficar forçando a vista para tentar enxergar o que se passa nos jogos:
Aperte o botão direito no mouse em cima do arquivo NO$GBA.exe (que abre o emulador), e escolha a opção Propriedades e uma janela se abrirá. Na aba Compatibilidade, marque a caixa que diz: "Executar em resolução de tela 640x480." Veja a figura:

Pronto! Agora, sempre que você abrir o emulador, ele vai mudar automaticamente a resolução da tela para 640x480, tornando a jogabilidade mais agradável devido ao tamanho. =)

Por enquanto é só... Se você estiver em dúvida a respeito de algo relacionado à emulação de NDS, não hesite em perguntar, que eu tentarei ajudá-lo(a)! =D

Bom jogo a todos!

2 comentários: