terça-feira, 30 de março de 2010

Notícia: Consoles mais poderosos fizeram PC cair, diz analista

Falando ao site Game Trailers, Michael Pachter, analista financeiro da Wedbush Morgan, afirmou que a indústria de jogos está em declínio no PC e a causa disso são que os consoles foram melhorando sua tecnologia ao longo de gerações, sendo que, hoje, o Xbox 360 e PlayStation 3 são mais "potentes" que pelo menos 8 em cada dez Pcs.

"Se você considerar apenas os produtos empacotados vendidos no mercado de PC - não as assinaturas como "World of Warcraft" - isso representa apenas 6% ou 7% do total da venda de jogos", afirmou o analista. "Está se tornando uma indústria em declínio porque você pode ter uma experiência próxima à de PC em um console".

"O PlayStation 3 é uma caixa bem poderosa, e é provavelmente mais poderoso que 90% dos PCs por aí", continua, acrescentando que, por sua vez, o Xbox 360 é tecnologicamente superior a 85% da base instalada dos computadores da linha PC.

Pachter comentou que os consoles são o melhor lugar para os desenvolvedores e distribuidoras trazerem seus jogos, alegando que têm a audiência mais ampla. "Você pode dizer 'não, não, tem um bilhão de PCs por aí' mas não existem um bilhão de jogadores de PC. As vendas de jogos de PC dizem que o número é muito pequeno".

Voz de defesa

Já a PC Gaming Alliance, entidade que tem como missão dar voz ao mercado de jogos para PC, diz que a plataforma arrecadou US$ 13,1 bilhões em 2009, um aumento de 3% em relação a 2008. A organização não vê queda nesse mercado, mas uma mudança de configuração, em que os produtos de embalagem passaram a responder por 20% da arrecadação. Em compensação, cresceram as operações online, que emglobam vendas digitais, assintaturas de games, microtransações e publicidade virtual.


Fonte: UOL Jogos

A meu ver, o problema é que os jogos de PC requerem máquinas com configurações cada vez mais "astronômicas", o que vai deixando cada vez uma fatia maior dos possíveis gamers "PCzistas" de lado. Alguns jogos são mal programados, o que os deixa ainda mais "pesados" e trabalhosos. Além disso, o PC tem em mãos um público seleto, que geralmente faz uso de outras ferramentas, não se detendo apenas ao âmbito dos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário